San Francisco Rock Experience

ALTAMONT FREE CONCERT '69

Altamont Raceway Park
17001 Midway Rd
Se o movimento hippie com seu pacifismo flower power nasceu em 1967, ele também teve uma certidão de óbito, dia 6 de dezembro de 1969, durante o Altamont Free Concert, na California. O evento idealizado e organizado pelos Rolling Stones terminou com saldo trágico ficando notoriamente conhecido como " O concerto que sepultou os anos 60".

Após o bem sucedido Woodstock, realizado, em agosto de 1969, com seus três dias de paz e amor proporcionados por 500 mil pessoas que invadiram a cidadezinha de Bethel, em New York, o futuro despontava promissor para os grandes festivais. O evento provou que milhares de jovens poderiam se reunir pacificamente mesmo num ambiente regado a sexo, drogas e rock and roll. Mas os Rolling Stones não tocaram naquele agosto e quatro meses depois Mick Jagger queria o seu Woodstock.
Há três anos os Stones não tocavam na América e aterrizaram em Los Angeles em novembro para iniciar a Rolling Stones American Tour 1969. Muitas pessoas, entre elas jornalistas, afirmavam que o preço dos ingressos eram exageradamente caros. Chamados de mercenários e respondendo as críticas, os Stones decidiram encerrar a tour com um grande show gratuito em San Francisco. O anúncio do concerto foi feito durante coletina no Rockefeller Center, em New York, no dia 26 de novembro. A banda havia acabado de lançar o album intitulado ironicamente Let it Bleed (Deixe Sangrar). Muitos consideravam o álbum dos Stones uma resposta pesada ao disco Let It Be, dos Beatles. Embora os Beatles não tenham lançado a música ou mesmo o seu álbum até 1970, o que ocorreu somente seis meses depois do lançamento de Let It Bleed, dos Stones.

Os Stones na coletiva do Rockefeller Center em New York, (1969)

Foi iniciada uma árdua batalha para definir um local. Com as negativas para realizar o concerto no Golden Gate Park e posteriormente no Sears Point Raceway, ao norte de San Francisco, o evento foi agendado apressadamente para o Altamont Raceway Park, 12 km a nordeste de Livermore e 60 milhas leste de San Francisco, Califórnia. Além dos Rolling Stones, a lista de artistas contava com Santana; Jefferson Airplane; Flying Burrito Brothers; Crosby,Stills,Nash & Young e The Grateful Dead.
Altamont Raceway Park nunca tinha recebido um festival de música. A logística de planejamento e execução para realizar o evento foi desastrosa desde o início. Situado próximo a uma freeway e áreas residenciais, o terreno do festival era um deserto baldio. Um congestionamento caótico com veículos abandonados nas vias próximas criaram mais transtornos.
Com todos os problemas latentes os organizadores só anunciaram que o show seria em Altamont quatro dias antes e o ponto exato escolhido para montagem de toda a estrutura foi alterado faltando apenas 20 horas para começar o concerto.
Vista aérea do Raceway Park em Altamont, (1969)

Os transtornos não pararam por aí. Os promotores não disponibilizaram banheiros suficientes para a multidão de 300 mil pessoas que apareceram. O palco era baixo e praticamente não havia barreira separando os músicos do público.
Os Hells Angels chegavam em grupos com suas motocicletas cruzando sem cerimônia a multidão e estacionavam os veículos ao redor do palco. Eles foram contratados para a segurança do evento e receberam como pagamento, o consumo gratuito de 500 dólares em cerveja. Durante o documentário Gimme Shelter, lançado em 1970, é possível ver vários Angels segurando latas de cerveja enquanto supostamente cuidam da segurança.


Às 11h da manhã, centenas de jovens já eram atendidos nas tendas de primeiros socorros. Sam Cutler, empresário dos Stones e posteriormente culpado pela violência em Altamont, subiu ao palco e anunciou a abertura do evento. Ao meio dia, Santana abriu o festival com Savor/Jin-go-lo-ba. Clima hostil e cenas de agressões passaram a ser comuns. Próximo ao palco, cada moto dos Hells Angels derrubada pelo público descontrolado, tinha como retaliação espancamentos, imclusive com tacos de madeira por parte do seleto grupo de motociclistas.
Da euforia ao pesadelo
Caos na freeway de acesso a Altamont, (1969)
Chegada dos Hells Angels para a segurança, (1969)
Chegada do público para Altamont, (1969)

O Jefferson Airplane, com seu San Francisco Sound psicodélido, foi a próxima atração e passou a presenciar as pancadarias na beira do palco. A performance foi interrompida com o guitarrista Paul Kantner dizendo no microfone: "Eu gostaria de mencionar que os Hells Angels bateram na cara de Marty Balin e o nocautearam". O vocalista Balin, tinha apenas pedido que um Angel parace de agredir um fã a poucos metros do palco. Um Hell Angel deu um passo em direção ao microfone e discursou em defesa de seu grupo depois da queixa de Kantner. Sentindo que a violência estava arruinando qualquer vibração positiva, a vocalista Grace Slick fez um apelo para que os ânimos fossem acalmados. Ela estava certa, pois além da hostilidade dos Hells Angels, muitos fans bêbados e chapados exalavam agressividade.

Em junho do mesmo ano, os Rolling Stones e seu staff de organizadores já tinham anteriormente contratado os Hells Angels do Reino Unido, diga-se de passagem, bem menos agressivos, para fazerem a segurança da banda durante o show ao ar livre, no Hyde Park, em Londres. A escolha para Altamont mostrou-se um grave erro, pois as facções da California eram infinitamente mais violentas e desafiadoras.
O guitarrisita Mick Taylor, que acabara de subistituir Brian Jones, deu uma entrevista, logo após Altamont, e revelou para a revista Rolling Stone "Acho que nós esperávamos provavelmente alguma coisa como os Hells Angels que foram nossa força de segurança no Hyde Park, mas claro, eles não eram realmente Hells Angels. Eles eram completos impostores. Esses caras na California realmente são a coisa real. Eles são muito violentos".

Jefferson Airplane no palco em Altamot, (1969)
Balin, de chapéu branco, agredido pelos Angels, (1969)
Hels Angels fora de controle em Altamont, (1969)
Escalado para tocar com seu Grateful Dead, assim que aterrisou em Altamont, Jerry Garcia decidiu não tocar após o baterista Michael Shrieve, da banda de Santana, ter-lhe relatado a agressão sofrida por Marty Balin.
Altamont transbordava hostilidade desde o começo. As 15h, quando os Stones tinham acabado de chegar, um jovem transtornado atingiu Mick Jagger com um soco na cara dizendo apenas "Bem vindo, eu te odeio". O prório Jagger diria sobre Altamont no dia seguinte "se Jesus estivesse lá, ele teria sido crucificado".


Público se espreme no palco diante de Jagger e Richardas, (1969)
Shrieve avisa Garcia sobre a violência em Altamont, (1969)
Os Stones abriram seu show com Jumpin' Jack Flash e os cerca de 200 Hells Angels presentes pareciam cada vez mais excitados e irritados com a plateia que se expremia icontrolada na frente do palco.
Foi durante a execução de Under My Thumb que ocorreu o descontrole que culminou em tragédia. Meredith Hunter, um jovem negro, de apenas 18 anos, trajando um brilhante terno verde, é visto exibindo um revólver no meio da multidão a poucos metros do palco. O movimento de Hunter desencadeou uma reação imediata do Hell Angel, Alan Passaro, que esfaqueou o jovem cinco vezes. Hunter foi declarado morto naquela noite após ser levado para o hospital. Existe a teoria que Hunter, com ciúmes da namorada loura que lhe acompanhava em Altamont e admirava a performance de Jagger, pretendia atirar no vocalista dos Stones. Passaro acabou sendo absolvido depois do júri concluir que ele agiu em legítima defesa. As imagens também foram capturadas no documentário Gimme Shelter.



Na sequência...Meredith em vida
...sendo esfaqueado por um Hell Angel
...e morto após o ataque de Alan Passaro
O show dos Stones era interrompido em diversos momentos com Jagger pedindo calma ao público e aos Angels. Uma versão não confirmada relata que um Hell Angel encostou uma arma em Keith Richards no palco obrigando o guitarrista a recomeçar a apresentação.
Com o caos instalado, os Stones e seu manager Sam Cutler consideraram interromper o evento, mas perceberam que a tragédia atingiria seu ápice e os danos seriam ainda maiores com uma retirada antecipada do palco. Após tocarem a última música Street Fighting Man, Cutler se encarregou rapidamente de tirar a banda de Altamont utilizando um helicóptero. Meredith Hunter não foi o único que perdeu a vida naquela noite. Dois jovens morreram atropelados e um morreu afogado enquanto estava sob efeito de uma alta dose de LSD.
Após aquela noite, o mundo perceberia que se Woodstock foi um sonho, Altamont era o pesadelo.

Jagger interrompe o show diante da violência, (1969)
GIMME SHELTER MOVIE TRAILER, 1970

Cartaz do filme oficial de 1970

ALTAMONT FREE
CONCERT
LINE UP '69
Saturday, December 9
Santana
Jefferson Airplane
Flying Burrito Brothers
Crosby,Stills,Nash & Young
The Grateful Dead *
The Rolling Stones
* Decidiu não se apresentar