San Francisco Rock Experience
THE HAIGHT
LINHA DO TEMPO


1848
No íncio de 1848, James Marshall estava trabalhando para a fábrica de madeira de John Sutter nas colinas de Sierra. Durante um dia de trabalho, comunicou a Sutter que tinha encontrado ouro no canal que transportava água que vinha da roda de um moinho. Com a notícia espalhada, a maioria dos moradores deixou a aldeia vizinha de Yerba Buena em busca dos campos de ouro. Mais tarde, esta vila se tornou o estampido para o surgimento da cidade de San Francisco. Aqueles que procuravam ouro vindos de outras partes do mundo também passaram a se aglomerar para viver ali. Logo, os ricos começaram a construir casas de fim de semana em Haight Ashbury. Por isso, o cruzamento das duas ruas foi considerado a principal interseção. O nome das duas ruas homenageia figuras de projeção na antiga cidade de San Francisco, como o banqueiro Henry Haight e Munroe Ashbury, um dos primeiros políticos da comunidade, membro do San Francisco Board of Supervisors, ainda no século XIX.












1869
O prefeito McCoppin aprovou a proposta para a construção de um parque na cidade. A primeira comissão do parque foi nomeada pelo governador Huntly Haight, sobrinho do banqueiro Henry Haight. Para estabilizar as dunas foram plantadas 150.000 árvores. Magnatas de ferrovias queriam construir uma pista de corridas ao invés do parque, mas com maior popularidade, a opção pelo parque venceu. Como aqueles que planejaram tinham previsto, o parque estimulou a expansão da cidade.
1883
A companhia Market Street Railway inaugurou a linha Haight Ashbury, trazendo milhares de viajantes diários para o Goden Gate Park. Cafés, saloons, bares, sinuca, lojas de bicileta e estábulos foram abertos ao longo da Haight St e da Stanyan St.
1894
De janeiro a julho deste ano, uma enorme exposição foi realizada no Golden Gate Park, atraindo mais visitantes para Haight Ashbury. O primeiro Young Museum e o Japanese Tea Garden foram originalmente contruídos para esta exposição.
1895
The Paul Boynton Chutes Amusement Park foi inaugurado em Haight St, entre a Cole St e Shrader St. Um tobogã que deslizava para água, um zoológico, uma cervejaria e um café separado para mulheres e crianças também foram abertos. Artistas de teatro de revista se apresentavam no palco do The Chutes Theatre. O parque foi desmontado por volta de 1900.
1906
Ocorrem alguns danos causados nas mansões de Haight Ashbury por conta do terremoto e o consequente incêndio que abateu a região neste ano.
1909
Aberta em outubro, a neo-classical Haight Ashbury Park Branch Library, que se tornaria um centro das atividades da vizinhança.
1910
The Haight Theater foi inaugurado na esquina da Haight St com Cole St. O teatro mais tarde se transformou em cinema. Em 1964, o local parou de exibir filmes e, de 1966 a 1969, ficou conhecido como Straight Theater, um local que seria fundamental para a emergente cena musical de acid rock. The Straight abriu em 1967 e serviu de palco para apresentações do Quicksilver Messenger Service, Mother Earth, Country Joe and The Fish, The Charlatans, The Grateful Dead e outros grupos. Aos domingos, era dia de música gratuita e na segunda-feira, noite de poesia.
1925
Inaugurado o Kezar Stadium, que se trasnformou em local para eventos esportivos estudantis e profissionais, além de espaço para grandes concertos de rock. Uma curiosidade, a famosa foto do vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, segurando uma pomba branca nas mãos, foi tirada durante um show da banda no Kezar, em 1973. Em entrevista dada por ele em 2005, para a revista Rolling Stone, Plant disse que esta é sua foto favorita do Zeppelin.
1930 - 1940
Casas com arquitetura vitorianas e eduardianas começam a ocupar Haight Ashbury. Durante a depressão de 1930, muitas delas começam a ser divididas em flats, o que continua a acontecer durante a Segunda Grande Guerra, com o objetivo de acolher trabalhadores que tinham chegado à San Francisco para construir embarcações de combate.
1950
A fácil acessibilidade dos apartamentos em Haight Ashbury para o deslocamento até North Beach, atraiu estudantes do San Francisco State College assim como muito beatniks para a região.
1960
Período mais vibrante
A cena musical de San Francisco emergiu durante meados de 60 com as bandas de folk rock iniciando o experimento de LSD e desenvolvendo o novo tipo de som que daria origem ao rock psicodélico. Além de beatniks, artistas e ativistas começam a ocupar Haight Ashbury. A região se tornou residência de Janis Joplin, Big Brother and The Holding Company, Grateful Dead, Jefferson Starship, Jimi Hendrix, Country Joe, Hunter Thompson e o grupo de motocilistas Hells Angels. O jornal underground San Francisco Oracle, lança sua primeira edição nesta década. O Oracle combinava poseia, espiritualidade, psicodelia e tudo o que interessava aqueles que viviam a contracultura em Haight Ashbury.
1964
O LSD, marijuana e outras drogas que expandiam a mente, começaram a ser utilizadas em grande escala a partir deste ano.
1965
Haight Ashbury confirmou ser o lugar ideal para iniciar a fusão entre o psicodelismo e o rock.
1966
Lojas hippies e psicodélicas começaram a abrir na região. Em 1966, os irmãos Ron and Jay Thelin inauguraram a Psychedelic Shop, que se tornou centro das atividades, em 1535 Haight St. A loja vendia parafernálias psicodélicas. Outras lojas são abertas, a Mnasidika, primeira hip store, em 1510 Haight St, e a In Gear, em 1580 Haight St.
Membros do grupo de teatro de rua San Francisco Mime Troupe formaram um grupo chamado The Diggers. Emmett Grogan, Peter Coyote, Peter Berg e outros, criaram o The Diggers em Haight como forma de ativismo comunitário e abriram várias lojas, onde tudo era gratuito e onde se podia trocar produtos ainda em condições de uso. Comida gratuita era distribuída no Golden Gate Park. O grupo também organizava concertos gratuitos com a presença do Grateful Dead, Jefferson Airplane, Janis Joplin e outros.
1967
Em 6 de Outubro do ano anterior, 1996, o LSD foi declarado ilegal pela lei na Califórnia. No sábado, 14 janeiro de 1967, o Golden Gate Park foi palco do evento Human Be-In. O evento reuniu milhares de pessoas, personalidades e tribos diversas como Timothy Leary, Allen Ginsberg, Hells Angels, Grateful Dead, Jefferson Airplane, entre outros músicos, escritores, ativistas e artistas para defender a droga alucinógena e pregar o pacifismo. O evento foi o que impulsionou a filosofia hippie para o mundo. Posteriormente alimentada pelo Monterey International Pop Music Festival. Estimulado pela ampla publicidade da mídia nacional, com as manifestações anti-guerra do Vietnã, com o Summer of Love em alta, milhares de jovens procurando meios de vida alternativos migraram para Haight Ashbury. Uma revolução social, sexual e novo modelo de vida tinha agora sua capital que vivia um momento histórico. The Haight Ashbury Free Clinics foi inaugurada em julho deste ano, pelo Dr. David E. Smith, em 558 Clayton St. A clínica fornecia serviços médicos gratuitos para pessoas carentes.
1968
Depois do Summer of Love '67, aqueles que permaneceram em Haight Ashbury começaram a testemunhar uma mudança dolorosa da cena local.
1970
No início dos anos 70, drogas perigosas como STP e THC foram introduzidas no LSD que corriam pelas ruas em Haight Ashbury. Começam a circular rumores de que a CIA estava tratando Haight como laboratório para experimentos com drogas. Começa uma escalada de violência com traficantes de heroína migrando para a região e várias lojas foram fechadas e suas portas vedadas com tábuas. Muitas das pessoas que vieram para Haight nos anos 60 começam a injetar heroína e comercializar drogas pesadas. Muitos jovens sobreviventes do movimento flower power deixam a vizinhança e seguem para comunidades alternativas na zona rural. Na década de 70, as partículas deixadas pelo Summer of Love '67 eram apenas uma áspera realidade em Haight Ashbury. Com o aparecimento da cena punk rock dos anos 70, Haight Ashbury se tornou mais uma vez um ponto de referência de contracultura. San Francisco era o lar de bandas como Mutants, Dead Kennedys e Flipper. A última apresentação dos ingleses dos Sex Pistols foi em 17 de janeiro de 1978, no Winterland. Após este show, o baixista Sid Vicious sofreu uma overdose não fatal em Haight Ashbury, na sua casa localizada em 32 Delmar St.
1978
Depois de uma década de tempos difíceis, Haight St resurgiu de modo surpreendente em 1978. Paul Heising, James Von Emon e outros que tinham chegado na vizinhança nos anos 60, como crianças da geração flower power, decidiram lançar o The First Annual Haight Street Fair. Ninguém sabia bem o que era e o que iria acontecer, mesmo sabendo que tinha ocorrido um espírito de renovação e saudosismo na região. O artista David Wills criou um atrativo poster para o evento e a notícia se espalhou pela cidade. Em 30 de abril de 1978, Haight Ashbury foi cena de um enorme reencontro. Pessoas que não se viam desde a década de 60 se reencontraram para festejar. As ruas e calçadas ficaram lotadas de gente e reuniões improvisadas de hippies atravessaram a noite. Haight St foi fechada para a circulação de carros e palcos foram montados na rua. The Annual Haight Street Fair, que acontece sempre no segundo domingo de junho, se tornou o maior evento do calendário de San Francisco.
1980
Durante a década de 80, Haight Ashbury assistiu o influxo de uma população de desabrigados carentes que tinham tratado problemas psicológicos e outras doenças no passado.
2015
Atualmente, a região de Haight Ashbury mantém seu clima boêmio e o enrome apelo turístico para quem viaja para San Francisco. A região continua repleta de comércio de rua independente, com pequenas butiques e acessórios artesanais, lojas de discos, bares e livrarias. A coabitação entre remanescentes dos anos 1950, do psicodelismo da década seguinte, do punk rock dos anos 1970, com os moradores que ali chegaram após a época yuppie dos anos 80, é um dos aspectos mais interessantes e confirma a diversidade existentena região. Os imóveis de Haight Ashbury, tanto residenciais quanto comerciais, tem um alto valor imobiliário e grande procura de compradores e inquilinos.