top of page

   HAIGHT ASHBURY

The Grateful Dead House
710 Ashbury

Em setembro de 1966, financiado pelo químico e fabricante de LSD, Owsley Stanley, o The Grateful Dead e alguns familiares mudaram para a casa localizada em 710 Ashbury St. A residência se tornou base para a cena musical local e foi suporte para a construção de uma base de fans incentivados pelos vários concertos gratuitos que a banda fazia. No início da carreira, o Grateful Dead também dedicou seu tempo e talento para a comunidade de Haight Ashbury disponibilizando comida de graça, hospedagem, música e assistência médica para quem chegava. 

No início da década de 60, Jerry Garcia estava tocando em várias bandas, uma delas a Mother McCree’s Uptown Jug Champions. Em 1965, a banda se transformou em “Warlocks”. No entanto, existia outro grupo com o mesmo nome tocando na Bay Area de San Francisco. Então, no final daquele ano, eles se rebatizaram de Grateful Dead.  Uma inacreditável versão é de que Garcia, sentado no quarto de frente na 710 Ashbury, aleatoriamente abriu o dicionário Oxford e botou seu dedo na inscrição Grateful Dead (uma pessoa morta, ou o anjo dele, mostrando gratidão para alguém que, como num ato de caridade, organizou o funeral deles).

Em 2 de outubro de 1967, agentes de narcóticos invadiram a casa com uma dúzia de repórteres e equipes de TV. O tecladista, Ron "Pigpen" McKernan; o guitarrista base e vocalista, Bob Weir e outras nove pessoas foram presas por porte de maconha. As acusações foram retiradas mais tarde, mas o caso teve repercussão nacional quando o ocorrido ganhou cobertura na primeira edição da revista Rolling Stone. Com a crescente comercialização de Haight Ashbury e o aumento do uso de drogas pesadas, a banda decidiu deixar o imóvel, em março de 1968.

The Grateful Dead House, (2015)
Deads na escada em 710 Ashbury, (anos 60)
Hell's Angels Headquarter
719 Ashbury

As redondezas de Haight Ashbury tem atraído mais que personalidades coloridas e grupos de rock ao longo dos anos. A comunidade foi lar de famosas personalidades, do movimento da contra cultura e da subcultura das gangs de moto. Formado em 1953, a vertente de San Francisco do infame Hells Angels Motorcycle Club estabeleceu seu quartel-general na casa estilo vitoriana situada em 719 Ashbury St. durante a década de 60. Isso foi durante o tempo em que o controverso clube forjou relacionamento com ícones da contracultura, como Timothy Leary, professor e disseminador do LSD, e Allen Ginsberg, poeta e um dos líderes da geração beat.

Os Hells Angels ganharam fama após o fatídico concerto encabeçado pelos Rolling Stones, em Altamont, nos arredores de San Francisco, em 69, quando um jovem negro foi esfaqueado na beira do palco por um dos membros dos Angels. A gangue foi contratada pelos oreganizadores para fazer a segurança do evento. As atividades do grupo e seu estilo de vida foram abordadas no livro Hell's Angels: The Strange and Terrible Saga of the Outlaw Motorcycle Gangs, que dizem ter decolado a carreira de Hunter S. Thompson, que viveu e rodou com os Angels por mais de um ano. A relação terminou abruptamente após vários membros agredirem o escritor porque ele confrontou um Angel que batia na mulher. Os Hells Angels também trabalharam fazendo a segurança para o Grateful Dead. Segundo consta, a relação deles começou depois da morte de um Hell Angel, quando o clube pediu para o Dead providenciar um concerto tributo para o falecido membro. Depois disso, os Angels começaram a fornecer serviço de segurança para a banda e se contentavam em receber o pagamento em cerveja. A residência é privada e não está aberta ao público. 

Hells Angels se reúnem no Golden Gate Park, (anos 60)
O ex-quartel general dos Angels, (2015)
Country Joe and The Fish Apartment
612 Ashbury St

Country Joe and The Fish era bem conhecida por suas performances ecléticas no The Fillmore Auditorium e no Avalon Ballroom. O grupo também fez famosas apresentações no Monterey Pop Festival e em Woodstock. Durante seu tempo com o grupo, na década de 60, o líder e vocalista Country Joe McDonald viveu em um apartamento no prédio localizado em 612 Ashbury St. Chamado de Fish Tank por artistas locais, foi neste apartamento que McDonald compôs The Fish Cheer/I-Feel-Like-I’m-Fixin’-to-Die Rag, mais conhecida como  que levantou o público em Woodstock. A residência é privada e não aberta para visitas.

Fachada do prédio onde ficava o Fish Tank, (2015)
 
Country Joe and The Fish, (anos 60)
Janis Joplin House
635 Ashbury

Após seu retorno para San Francisco, Janis se fixou em vários endereços. Antes mesmo de residir na famosa casa da Lyon St, Joplin se mudou para o prédio, localizado em 635 Ashbury St, com sua amante chamada Peggy Caserta. Peggy depois screveria o livro Going Down with Janis, de 1974, sobre sua relação com a cantora. Aqui, Joplin morou de janeiro de 1967 até abril do mesmo ano. A residência fica a meia quadra da Haight St.

Joplin e a amante Peggy em Woodstock, (1969) 

O prédio em Ashbury onde Janis viveu, (2015)
Sid Vicious House
32 Delmar St
32 Delmar St, (2015)
Sid Vicious e Johnny Rotten em Winterland, (1978)

Sid sobreviveu a uma overdose de heroína em 1978, mas morreu em 1979 

Em janeiro de 1978, o ícone do movimento punk, os ingleses do Sex Pistols, embarcaram para uma conturbada tour nos Estados Unidos, que seria palco dos últimos shows da banda. O grupo se deteriorava por conflitos internos e pelo avançado e descontrolado vício do baixista Sid Vicious em heroína. Em um dos shows, Sid atacou uma pessoa do público na cabeça com seu baixo após uma troca de insultos. Sid viveu no número 32 Delmar em Haight-Ashbury.

Nesta casa foi onde o baixista sofreu uma famosa overdose de heroína não fatal após o que seria o último show da banda, realizado no Winterland Ballroom, em janeiro de 1978. Sid morreu um ano depois em New York. A casa é uma residência privada e também não está aberta para visitas.

Jimi Hendrix Red House
1524 Haight St

Jimi Hendrix viveu com um namorada no apartamento 1524-A na Haight St. A casa está a poucos metros da interseção que inspirou o nome do bairro. Conhecida como Jimi Hendrix Red House, a residência está localizada acima de um mercado que vende produtos como tabaco. Em homenagem ao legado do guitarrista, a casa é pintada de vermelho. Embora seja uma residência privada atualmente, os visitantes podem ver dois murais com a imagem de Hendrix na fachada do imóvel.


Para celebrar os 50 anos do Summer of Love 1967, os artistas da Bay Area, Ernest Doty, Max Ehrman e Sean Griffin, repintaram antecipadamente, em 2013, o mural na lateral da casa, que uma vez inspirou o blues de Hendrix, Red House, gravado em 1966.


Jimi Hendrix Red House, (2015)

Artsitas repintam antecipadamente o mural, (2013)
Janis Joplin House
122 Lyon St

Em 1963, a desconhecida Janis Joplin deixou Port Arthur, sua cidade natal, no Texas, e se mudou para San Francisco, onde inicialmente fincou residência em North Beach. Um esforço de amigos convenceram-na a retornar para Port Arthur em 1965, para se recuperar do abuso de drogas e alcool, principalmente as aplicaçõés intravenosas de metanfetamina. Janis só retornaria para San Francisco em 1966 através de Chet Helms, produtor musical e manager da Big Brother and Holding Company, que ficou impressionado quando se deparou no Texas com a voz dela.

 

Joplin morou em vários locais em San Francisco, mas a casa localizada em 122 Lyon St, #3, chamou mais atenção devido ao endereço estar registrado na sua carteira de motorista. Janis viveu aqui de junho de 1967 até abril de 1968, algum tempo na companhia de Country Joe McDonald, líder do grupo local Country Joe and The Fish. Janis estava morando aqui quando ganhou fama após sua histórica apresentação no Moterey Pop Festival, em junho de 1967. A casa está apenas a quatro quarteirões da interseção das ruas Haight e Ashbury. Recentemente o imóvel foi listado a venda em 1,7 milhões de dólares.

Casa de Janis em Lyon St, (2015)
ID com o endereço da Lyon St
Janis posa em seu quarto na Lyon St, (anos 60)
Charles Manson Apartment
636 Cole St

Charles Manson viveu no distrito de Haight Ashbury durante o Summer of Love de 67. Libertado da prisão após uma segunda condenação, Manson morou inicialmente em Berkeley, depois de receber permissão para mudar de Los Angeles para San Francisco.

Ele mais tarde alugou um apartamento, em um prédio construído em 1903, em 636 Cole St, com Mary Brunner, Lynette “Squeaky” Fromme e outros precoces membros do grupo que futuramente se tornaria a assustadora Família Manson. Foi em San Francisco que Manson conheceu sua bizarra seguidora, Susan Atkins. Ele se estabeleceu como um guru espiritual cuja filosofia incluía alguns ensinamentos de Cientologia, que ele estudou enquanto cumpria pena.

O grupo se auto sustentava mendigando, tocando música nas ruas e cometendo crimes na região de Haight Ashbury.  Historiadores acreditam que Manson escolheu a localidade porque ele achava que seria bem mais fácil para recrutar jovens ingênuos que fugiram de casa perseguindo os ideais da contra- cultura. 

Após alguns meses, residindo em Haight Ashbury, de abril a novembro de 1967,  Manson e seus seguidores lotaram um ônibus escolar transformado e seguiram para Southern California, até Los Angeles, onde cometeriam as atrocidades, em agosto de 1969, assassinando a atriz Sharon Tate e mais seis pessoas.  

Prédio onde Manson morou em Cole St, (2015)
Manchete do jornal após os crimes na Cielo Dr, (1969) 
Hunter S. Thompson Home
618 Parnassus St

618 Parnassus St, a dois quarteirões do Golden Gate Park, foi casa de Hunter S. Thompson, entre 1965 e 1967. Thompson ficou conhecido pelo seu estilo de escrita extravagante e foi o criador de um estilo denominado gonzo journalism. Esse estilo se caracteriza por acabar com a distinção entre autor e sujeito, ficção e não-ficção. 

Em 1965, Thompson conseguiu seu primeiro grande sucesso. Estava morando em San Francisco e conheceu membros da famosa gangue de motociclistas fora-da lei Hell's Angels.

 

O editor da publicação esquerdista The Nation pediu ao jornalista para elaborar uma matéria sobre o fenômeno das gangues de motociclistas. O resultado foi o livro Hell's Angels: The Strange and Terrible Saga of the Outlaw Motorcycle Gangs, lançado em 1966. Thompson havia passado um ano convivendo com membros dos Hell's Angels e o resultado foi um retrato completo, sociológico, antropológico e psicológico do fenômeno das gangues de motociclistas. O livro é considerado um clássico do new journalism. Muitos dos eventos narrados no livro ocorreram em 618 Parnassus St. Thompson também escreveu um artigo para a Time magazine, em 67, com o título de The Hashbury is the Capital of the Hippies. Lançado no início dos anos 70, Fear and Loathing in Las Vegas, foi seu livro mais famoso. 

 

Hunter Thompson se suicidou com um tiro de espingarda na cabeça, em 20 de fevereiro de 2005. Ele deixou um bilhete em que se mostrava deprimido e sofrendo de terríveis dores após uma cirurgia na região da bacia. Seu corpo foi cremado e as cinzas foram lançadas ao céu por um canhão. Segundo a viúva Anita Thompson, o funeral foi pago pelo ator e amigo próximo, Johnny Depp.

Parnassus St, (2015) 
Thompson e sua inseparável máquina de escrever, (anos 70)
Livro de Thompson sobre os Hells Angels
Jefferson Airplane Mansion
2400 Fulton St

A casa de estilo colonial em 2400 Fulton St era como nenhuma outra naquela parte de San Francisco, talvez nem mesmo em toda cidade. Localizada próximo a entrada norte do Golden Gate Park, ela foi adquirida, no verão de 1968, pela banda local Jefferson Airplane. O grupo rapidamente alterou o interior da mansão instalando um estúdio de quatro canais no porão, colocandomesa de ping pong, espalhando equipamentos eletrônicos por todos os cantos e pendurando posters nas paredes, além de alojar gatos perdidos.

 

Imediatamente, a Airplane Mansion se tornou um imã para todos os tipos de visitantes, fans, músicos, groupies, traficantes, estranhos e simples curiosos sobre o que a casa e seus ocupantes ofereciam. As festas na mansão se tornariam lendárias. O grupo vendeu a casa nos anos 80. A nasão era táo importante para a banda que o Airplane nomeou sua coletânea, lançada em 1987, como 2400 Fulton Street. O imóvel não está aberto para visitas.

Airplane na entrada da mansão, (anos 60)
2400 Fulton St, (2015)
Capa do álbum 2400 Fulton Street 
Fachada da Airplane Mansion, (2015)
The Panhandle

The Panhandle é um estreito parque que se estende como uma faixa saindo do Golden Gate Park. Ele está localizado entre a Fell St, na margem norte, e a Oak St, no limite sul. Panhandle foi palco de muitos concertos de bandas: Big Brother and The Holding Company, Jefferson Airplane e Jimi Hendrix Experince, que fez lá, um show gratuito em 25 de junho de 1967. Outro concerto lendário ocorreu, em 6 de outubro de 1966, data em que o LSD se tornou ilegal no estado da California. Nesta dia, o Panhandle recebeu o evento Love Pageant Rally, quando o Grateful Dead e outros artistas tocaram para desafiar a nova lei e celebrar a polêmica droga.  O longo dia culminou com participantes citando revelações da bíblia e mencionando que a data, outubro 6, 66, correspondia ao "666 número da besta", um mal preságio. 

Amoeba Music

Maior loja independente de discos do mundo, a Amoeba Music nasceu em 1990, com a abertura de sua primeira loja em Berkeley, na Telegraph Ave. Era a época em que as grandes megastores de discos estavam sendo engolidas impiedosamente pelas lojas locais e independentes. Em 1997, a Amoeba cruzou a Bay Area e abriu sua filial em 1855 Haight St, onde antes era uma pista de boliche, a poucos metros de um dos acessos ao Golden Gate Park.

Free Medical Clinic

Quando o Dr. David Smith, com a ajuda de um voluntariado médico, abriu a Haight Ashbury Free Clinic,  em 558 Clayton St,  em 7 de junho de 1967, ela foi a primeira clínica médica gratuita nos Estados Unidos não conectada a qualquer entidade religiosa. Mais de 400 pacientes que não podiam pagar por assistência médica foram atendidos na primeira semana de operação. O objetivo era suprir as necessidades médicas de milhares de jovens que baixaram em San Francisco durante o Summer of Love de 67. A clínica era inicialmente sustentada pelo dinheiro levantado em concertos beneficentes, muitos deles organizados pelo promoter Bill Graham. O primeiro deles aconteceu em 13 de julho de 1967, no Fillmore Auditorium, em San Francisco. Esses concertos beneficentes, organizados por Smith e Graham, nos primeiros meses da clínica, incluíram bandas como Big Brother and the Holding Company, Creedence Clearwater Revival, Ravi Shankar, George Harrison, The Charlatans, Blue Cheer e Quicksilver Messenger Service. A clínica continua a operar atualmente atendendo aqueles que não possuem um adequado seguro de saúde.

The Red Victorian


The Red Victorian é um histórico hotel construído, em 1904, localizado no número 1665 da Haight St. Foi originalmente nomeado de Jefferosn Hotel e rumores dizem que teria sido um bordel. Em 1967, durante o Summer of Love, se tornou Jefferson Haight, época em que pessoas dormiam no chão e até 12 pessoas se acomodavam em cada quarto por apenas $ 18 a noite.

Ben & Jerry's

Amigos de infância, Ben Cohen e Jerry Greenfield fizeram um curso à distância de US$ 5 sobre sorvetes caseiros. Investiram US$ 12.000 (sendo US$ 4.000 emprestados) e abriram, em 1978, a primeira sorveteria num posto de gasolina reformado em Burlington, no estado de Vermont. Hoje, a lendária rede possui cerca de 600 lojas em 33 países, uma delas está bem na esquina da Haight St com Ashbury St, e fatura U$ 500 milhões por ano. Em 1987, Ben & Jerry's lançou o sorvete Cherry Garcia. Em homenagem a Jerry Garcia, guitarrista do Grateful Dead, após sugestão de dois deadheads de Portland, Maine. Foi o primeiro sorvete batizado em homenagem a uma lenda do rock.

Mural

Esse mural exposto no muro da RAI Care Center, localizado na esquina da Haight St com Schrader St foi dedicado a rica história cultural de Haight Ashbury. A pitura foca nos elementos surgidos do Summer of Love'67. O mural psicodélico homenageia Hendrix, Garcia e Joplin. O trabalho foi feito pelos artistas Lost, Satyr and Wes Wong da equipe Fresh Paint de San Francisco. O grupo cria com spray murais inovadores na região da Bay Area. Esta equipe também é responsável pelo mural do grande dragão exposto em Chinatown.

  • w-google+
  • Twitter Clean
  • w-facebook
bottom of page